
Um dos erros mais comuns na jardinagem é escolher plantas apenas pela beleza, sem considerar o tipo de solo onde serão cultivadas. O resultado? Plantas fracas, crescimento lento e, muitas vezes, a perda de espécies. Neste guia, você vai aprender como identificar o seu tipo de solo e alguns exemplos de plantas que prosperam em cada um.
Por que o tipo de solo é tão importante?
O solo é como a “casa” das plantas. Ele fornece água, nutrientes e estabilidade para as raízes. Cada tipo de solo possui características únicas de retenção de água, aeração e fertilidade. Um solo compactado, por exemplo, não possui muitos poros (pequenos espaços que podem armazenar água ou ar), o que prejudica o desenvolvimento das raízes de algumas plantas.
Melhorando a qualidade do solo
Para se desenvolver de forma plena, as plantas precisam de nutrientes específicos, os quais estão presentes no solo e são absorvidos pelas raízes. Mesmo que o seu solo não seja ideal, é possível adaptá-lo com fertilizantes minerais, adubação orgânica, compostagem e cobertura morta. Esses nutrientes, chamados de essenciais, podem ser exigidos em maior ou menor quantidade (macro e micronutrientes). Dentro do grupo de macronutrientes estão o nitrogênio, o fósforo, o potássio, o cálcio, magnésio e enxofre. Já os micronutrientes são o ferro, o manganês, o molibdênio, zinco, o boro, cobre e o cloro.
Como identificar seu tipo de solo
Existem diferentes tipos de solos, classificados de acordo com sua composição, textura, cor, etc. Os mais comuns são os argilosos, arenosos e orgânicos/ húmicos. Os argilosos são compostos por grande quantidade de argila, normalmente são mais compactados. O arenoso é constituído em sua maioria por areia e sua principal característica é a grande absorção de água. Por fim, os solos orgânicos ou húmicos são ricos em matéria orgânica, vindos da decomposição de folhas, animais e micro-organismos.
Para saber qual é o seu tipo de solo é simples, faça o seguinte teste: pegue um punhado de terra e molhe levemente.
- Se formar uma bola firme o solo é argiloso
- Se se desfizer facilmente é arenoso
- Se for macio e solto é do tipo orgânico/ húmico
Plantas ideais para cada tipo de solo
Para ter um jardim bonito e plantas saudáveis, além de outros fatores, é necessário levar em consideração os tipos mais indicados de plantas para cada solo. A seguir temos alguns exemplos de espécies que melhor se adaptam em cada categoria.
- Arenoso: lavanda, alecrim, agave
- Argiloso: hibisco, roseira, hortênsia
- Orgânico/ Húmico: samambaia, lírio-da-paz, hortelã
Escolher a planta certa para o solo certo é meio caminho andado para um jardim saudável. Comece observando seu terreno antes de comprar novas mudas e veja a diferença.
Quer mais dicas sobre jardinagem prática? Continue acompanhando os próximos posts.


